quinta-feira, 29 de março de 2007,06:14
Comida com cheiro de infância


Primeiro post aqui, heim?
Deixa eu ver se essa cozinha tá limpa... (passa o dedo nos móveis)
Pensei mil coisas pra escrever nesse primeiro post e essas coisas que se diz quando você está chegando num lugar novo e não sabe como vai ser recebido.
Enquanto eu pensava no que ia postar, tocou o telefone aqui de casa, atendi: era a minha Vó.
Em meio ao 'seilaoque' que ela estava dizendo, eu de repente pergunto: Vó, como é mesmo aquela carne que tu faz e que eu gosto, heim?

Toda vez que eu vou almoçar na casa da minha Vó e sinto o cheiro da comida dela, lembro de quando eu era criança.
Muitas vezes estava na rua brincando de pique, andando de bicicleta ou jogando bolinha de gude, quando ela chegava na varanda e gritava:
-ôôôôôô Caroooooouuuuuuôôôôô,o almoço ta pronto!
Ás vezes eu ainda demorava pra atender, mas geralmente corria pra dentro de casa e ia logo na cozinha á espera do meu prato!
-Vai lavar essas mãos menina! Você estava rua !
Eu corria pro banheiro e voltava com as mãos limpas e cheirosas e ela me dava meu prato.
Comia feliz, vendo desenho e quase nunca elogiava a comida tão gostosa!
Talvez porque eu achasse que a comida era 'normal', que a comida das casas dos meusamiguinhos não devia ser muito diferente!
Anos depois quando comecei a trabalhar e ter que almoçar fora, senti que o almoço das pensões e restaurantes não chegavam nem perto da comida da minha Vó!
E por mais que as pessoas estudem culinária, trabalhem em famosos restaurantes, tenham status e fama, não adianta, ninguém barra a comida da Dona Mariinha!!!

Receita da Vó da Carol:

Bife à rolê com legumes

Ingredientes
6 bifes de alcatra (nem muito grande e nem muito pequeno, minha filha)
Sal e pimenta-do-reino a gosto (mas quando faço pra você eu não coloco pimenta)
12 pedaços de vagem
12 palitos de cenoura

2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena, picada (ou no seu caso, batida e triturada no liquidificador)
2 xícaras (chá) de caldo de carne
1/2 xícara (café) de molho inglês
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água
1 vidro pequeno de champignons em conserva, cortados em lâminas
4 colheres (sopa) de sálvia, picada

Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino.
Recheie cada bife com 2 pedaços de vagem e 2 palitos de cenoura.
Enrole e espete com um palito.
Na panela de pressão, aqueça o óleo, frite a cebola, junte os bifes e frite por igual.
Acrescente o caldo de carne e o molho inglês, feche a panela e deixe cozinhar sob pressão por 7 minutos.
Abra a panela, junte a farinha de trigo dissolvida em 1/2 xícara (chá) de água e mexa até engrossar (cerca de 5 minutos).
Adicione os champignons e a sálvia.
Mexa bem e deixe ferver por 1 minuto.
Coloque um pedaço de bacon no recheio do bife.
Pra não ficar muito sem graça, cozinha umas batatinhas e põe no meio, que fica uma delícia!
Sirva com arroz branco.


Toda vez que ela faz essa carne eu 'apareço' pra almoçar com ela!
Acho que vou ligar pra minha Vó de novo...

Marcadores: ,

 
posted by Carol Rodrigues
Permalink ¤