terça-feira, 3 de abril de 2007,06:11
Suspiro
A Su postou outro dia a receita de quindim que leva trocentas mil gemas, o que deixa "sobrando" trocentas mil claras. Como eu sou completamente contra o desperdício e totalmente à favor de doces, vou passar a receita de suspiro mais fodástica do mundo: a do meu avô.

Meu avô por parte de pai, o vovô Oswaldo, e os irmãos dele, tinham uma padaria há mto mto mto tempo atrás. Mas bota muito tempo meeeeesssmmmooooo. Aí, um deles foi morar nos EUA e montou uma padoca lá tbm. O carro-chefe, além dos pães deliciosos, era o Suspiro. Depois vinha a Cavaca, q é um biscoito levíssimo feito só com as gemas... Mas como eu ainda tô aproveitando as claras do quindim da Su, num vai ter jeito de postar a receita de Cavaca hj.

Eu sempre fui desesperada com suspiro, ainda mais qdo ele tem aquela crostinha super sequinha e crocante e aquele chicletinho no meio. Então, fiz questão de aprender a fazer. E aprendi a receita do meu avô. Portanto, ei-la:

Suspiros

Proporção base:
3 colheres de sopa de açúcar para cada clara batida em neve.
Raspas de Limão
Suco de Limão

Modo de preparo:
Bata as claras até chegar ao ponto de neve. Em seguida, adicione o açúcar aos poucos (uma colher de sopa de cada vez), para ficar bem misturado. Quando estiver tudo beeeem lisinho, acrescente as raspas de limão. Em seguida, coloque um pouquinho de suco de limão, espremido na hora pra não amargar. Deve ser aproximadamente uma colher de sopa, mas fica à gosto de quem faz.

Depois de batida a "massa", utilize uma manga de confeiteiro (ou um saquinho plástico mesmo) para pingar o suspiro sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Coloque em forno frio (acho que uns 100°) e deixe até ele ficar bem sequinho. Se tiver como não fechar totalmente a porta (coloque um pregador de roupa, desses de madeira, pra travar), é melhor.

O bacana dessa receita é q vc pode assar o suspiro logo depois de assar o quindim, e aproveitar a temperatura do forno.

Dica: Se vc não quiser, não precisa assar todo o suspiro. Essa massa é ótima também para confeitar bolos e rechear bonbons.
;-)

Marcadores:

 
posted by Angélica
Permalink ¤