segunda-feira, 4 de junho de 2007,07:49
Panquecas
...de novo



Calvin é sempre uma ótima escolha no menu!
Até fiquei com vontade de experimentar fazer um panquecão!!!
Aliás, já falei pra vocês que eu sou super fã do Calvin? E também de panquecas!
Quando eu era pequena, falava panpécas! E achava que panqueca era comida de boneca.
Sempre tive a ilusão de que panqueca era a coisa mais difícil do mundo de se fazer, afinal, devia ser o diabo fazer aquela massa, enrolar aquele recheio e ainda deixar gostoso!
Minha mãe me ensinou a fazer de um modo bem simples: massa e recheio.
Como sempre que eu vou aprender alguma coisa na cozinha, primeiro eu fiz uma lambança danada, mas aprendi!
E depois que eu aprendi o básico, aprendi uma receita mais incrementada, com creme de leite e tudo.

Aqui cabe um comentário: sou só eu ou todo mundo acha que as coisas com creme de leite ficam mais gostosas?

Creme de leite deve ser ingrediente dos deuses!
Quando aprendi a fazer essa receita mais incrementada e fiz em casa, minha mãe não acreditou que eu tivesse mesmo feito aquelas panquecas e eu tive que fazer de novo outro dia ‘sob supervisão’! Fica realmente muito bom, apesar de parecer estranho!
Vou passar essa receita, pra dar impressão que eu sou sofisticada =D

E aí? Querem arriscar?


DO QUE PRECISA PRA FAZER ISSO AI?

Para a massa :
*1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
*1 xícara (chá) de leite
*2 ovos
*4 colheres (sopa) de óleo
*sal a gosto

Para o Recheio:
*300g de carne moída
*2 colheres (sopa) de cebola picadinha ou ralada
*½ tomate cortado em cubos
*½ lata de extrato de tomate
*1 caixinha de creme de leite
*Sal a gosto
*400g de mussarela fatiado
*Queijo ralado a gosto


COMO É QUE FAZ ISSO AI?

Comecemos pela Massa:

Pra começar, coloque no liquidificador: os ovos, o leite o e óleo.
Bata por um tempinho e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo.
Depois de colocar a farinha de trigo, coloque o tanto de sal que você quiser.
Use sua intuição, se ficar salgado demais não me culpe!
A parte mais difícil [se é que tem uma parte difícil] é saber o ponto da massa.
Muitas vezes a panqueca fica ruim, porque as pessoas tem a ilusão de que a massa tem que estar grossa pra estar no ponto! O ponto certo, é quando a massa esta pastosa mas não muito grossa [mais do que isso fica ruim].

Achando o ponto certo da massa, espelhe óleo na frigideira. [se for uma frigideira antiaderente como a minha, é ainda melhor]
Use um papel toalha, por favor [não faça lambança] e espalhe na frigideira toda, pra massa não grudar em nenhuma parte dela!

A medida da panqueca, vai do tamanho da sua frigideira e do tamanho do seu bom senso
Mas se você precisa de um medidor, use uma concha de feijão [sem o feijão] como medida.
Cada ‘conchada’ de massa vai resultar em uma panqueca.
O restante é fácil, né?
Despeje a concha de massa no meio da frigideira e vá mechendo, girando, espalhando a massa uniformemente por todo o fundo da frigideira.
Não tenha pressa, quando as bordas forem soltando do fundo, você vira pra mecher do outro lado também.
Apenas se lembre que a massa não pode ficar grossa, porque a panqueca é mais gostosa quando é fininha!

Agora vamos falar do recheio?

Dessa parte eu até preferia não falar, por que cada pessoa faz a carne como achar melhor.
Eu gosto mais da panqueca de frango desfiado, mas também não dispenso a de carne moída.
A nível de receita, doure a cebola com óleo antes de colocar a carne [obs: eu bato a cebola no liquidificador, porque odeio cebola]
Fite a carne um pouquinho e quando a carne ‘soltar aguinha’, tampe a panela e deixe cozinhar até diminuir essa águinha.
Coloque tomate picado e tampe de novo, deixe assim uns 3 minutos e depois comece a mexer de vez em quando. Quando achar que está bom, coloque extrato de tomate e os temperos que você preferir. Molho shoyo, sal, sazon, caldo knor, molho inglês, o que você preferir
[não sei do que você gosta]...
Percebeu que isso fica muito ao seu critério?
Pois é, use sua intuição!
Pra cozinhar bem, você precisa usar sua intuição, brincar com as receitas, testar ingredientes, porque nem sempre o que ta na receita fica exatamente bom!

Quando sua carne estiver pronta e o molho estiver engrossando, desligue o fogo [que deve estar em temperatura média, esqueci de dizer], deixe esfriar um pouco.
Jamais coloque o creme de leite com o molho quente, porque vai estragar todo o molho e ficar uma grande meleca.
Depois que o molho esfriar, coloque o creme de leite e misture bem.
Quando estiver homogêneo leve ao fogo de novo e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos.
Com isso, o molho vai ficar meio aguado, mas é assim mesmo, não se preocupe!


Ta, mas o que eu faço agora?
Bom, agora você pega as panquecas, coloca uma fatia de mussarela e um pouco de carne e enrole.

E você vai fazer isso com todas, ta?
Jogue um pouco de caldo no fundo de um refratário para untar.
Coloque as panquecas já prontas no refratário e despeje sobre elas o resto do molho.
Se quiser, polvilhe sobre as panquecas queijo ralado.
Leve ao forno pra gratinar em fogo médio por mais ou menos 15 a 20 minutos ou até ferver o molho e derreter o queijo.
Quando você colocar pra gratinar, a massa vai absorver o molho e vai ficar ainda mais gostosa.
Entendeu agora porque o molho não pode ficar muito grosso?
Se ficar a massa irá absorver todo o molho e ficar seco.
Bem... acho que é só tisso [tudo]

Eu sei que já tem uma receita de panquecas aqui, mas eu ainda prefiro a minha... hohoho

Boa sorte e não façam cagadas!!!

Marcadores: ,

 
posted by Carol Rodrigues
Permalink ¤