segunda-feira, 30 de abril de 2007,15:56
Friozinho de São Paulo - Sopa de Cebola e de Queijo
Aqui em São Paulo está friozinho, estou morrendo de inveja de quem foi viajar para a serra e está curtindo o outono, já se preparando para a chegada do inverno, estação que eu adoro.

Eu me sinto muito mais disposta para trabalhar, as pessoas se vestem de maneira mais bonita e elegante e é ótimo para namorar também. E aquelas manhãs geladinhas que você pode ficar até tarde na cama, com um delicioso cobertor de orelha??? Fora que é uma delícia para comer sem culpa, aquela comida fumegante, aquele pedaço a mais de chocolate...o peso? Ah, antes da primavera chegar você pensa nisso.

Quando eu era pequena eu não gostava muito de sopa, mas com o passar do tempo eu fui aprendendo a comer e o melhor, a apreciar...hummm, tem coisa melhor do que chegar em casa do trabalho e encontrar aquela sopa quentinha? É ótimo para esquentar de dentro para fora, aquecer os ossos. Minha mãe faz sopas ótimas, de ervilha e de feijão (pq ninguém merece sopa ralinha) mas as receitas que eu vou colocar aqui são sopas que eu descobri há pouco, são deliciosas e refinadas, fica ótimo para fazer algo rápido para receber os amigos tomando um bom vinho.

Sopa de Cebola
Ingredientes
1 kg de cebola em rodelas
50 g de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1,5 litro de água
2 cubos de caldo de frango
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino
1 baguette em fatias torradas
250 g de queijo ementhal ralado

Modo de preparo
Em uma frigideira, doure a cebola na manteiga em fogo baixo. Acrescente a farinha de trigo e misture. Ferva a água e dissolva os cubos de caldo de frango. Junte a cebola e a noz-moscada. Tempere com sal e pimenta do reino. Mexa bem até ferver. Retire do fogo e distribua a sopa em 6 cumbucas de porcelana. Coloque 1 fatia de pão em cada cumbuca e cubra com o queijo ementhal. Leve para gratinar em forno quente (220 graus), pré-aquecido por 10 minutos. Sirva


Sopa de Queijo

Ingredientes
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de queijo prato ralado
1 xícara de queijo provolone ralado
1 xícara de farinha de trigo
4 xícaras de leite
1 cebola média
2 dentes de alho
100 g de manteiga
Cebolinha picada

Preparo
Refogue a cebola e o alho na manteiga, acrescente uma xícara de leite, a farinha e os queijos provolone e parmesão. Retire do fogo e liquidifique com o restante do leite. Leve ao fogo por mais alguns minutos, mexendo. Desligue o fogo, coloque o queijo prato e a cebolinha, mexa bem e sirva imediatamente. Se preferir, sirva no pão italiano, com raspas de parmesão.


Para quem está em São Paulo , aproveite o feriado e vá provar o buffet de sopas da Galeria do Pães
http://www.galeriadospaes.com.br , sai por R$ 19,80 por pessoa e vale muito a pena. Você pode se servir à vontade de 06 tipos de sopas variadas , café, leite, chás, sucos, biscoitos, bolos gelados, bolos secos, croutons, pães variados, frios, queijos, patês, sanduíche de metro, torradas, tortas salgadas, roscas, doces caseiros, salada de frutas, frutas da estação...risos...tá bom, depois você fica 2 dias sem comer, só para compensar.

Marcadores: ,

 
posted by Su
Permalink ¤