quinta-feira, 5 de abril de 2007,16:06
Dicas para a sexta-feira santa - Bacalhau
Não acredito que temos um blog culinário e ninguém colocou uma receita de bacalhau para a sexta-feira santa, nem de chocolate para o domingo de Páscoa. Que vexame.

Se tem uma coisa que eu não suporto na vida é bacalhau. Acho que tenho até um trauma de infância pq, por ser um produto caro, meu pai não admitia que a gente não gostasse, ele dizia que era obrigação comer e batia se a gente não provasse.

Depois de passar alguns anos apanhando, desenvolvi uma técnica para me livrar dele. Abaixo minha dica para as crianças que tb não gostam de bacalhau (nem de apanhar) e outras para as cozinheiras de plantão.

Para as crianças
  • Aproveite que o tempo mudou e vá para a mesa com um casaquinho que tenha bolso, vá espalhando a comida no prato enquanto finge que come, quando todos estiverem animados, comendo e conversando, coloque disfarçadamente os pedaços de bacalhau no bolso, no fim da refeição ganhe parabéns por ter aprendido a comer bacalhau, diga que estava uma delícia e vá para o banheiro escovar os dentes. Lá, jogue os pedaços de bacalhau no vaso sanitário e dê descarga. Pronto. Crime perfeito, sem vestígios.

  • Nunca escolha um desses para o seu aquário, seu quarto pode ficar com um cheiro insuportável, vai por mim.

Para as cozinheiras

  • Como identificar o legítimo bacalhau - Identificar o Bacalhau não é tarefa muito fácil, por isso peça sempre que o estabelecimento onde você compra informe corretamente o tipo e a classificação do bacalhau que está sendo vendido.Mas você pode fazer algumas observações que ajudam a identificar se está comprando o legítimo bacalhau:
    1) Observe na hora da compra:A forma do peixe - o legítimo bacalhau é largo e permite o corte em lombos.O rabo do peixe - deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro, de cor uniforme ( se tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o legítimo ).A cor "palha" - se o bacalhau é branquinho, não é o legítimo.A pele - solta com facilidade; puxe um pouquinho para verificar.
    2) Repare se o peixe está bem escovado: sua aparência deve ser limpa, sem manchas escuras. Manchas ( pretas, marrons ) podem ser resíduos do peixe como sangue, bílis, etc. , significando que ele não foi bem trabalhado.
    3) Verifique também se ele está bem seco: pegue o bacalhau firmemente pela "cabeça" e solte a cauda. Se ele ficar reto - ou quase reto -está bem curado, se dobrar "caindo" para baixo está mal curado e úmido.

  • Dicas para preparar um bacalhau - 1. Para saber a quantidade de bacalhau numa refeição, calcule entre 150g e 250g por pessoa;
    2. O melhor momento para retirar a pele do bacalhau é quando ele ainda está salgado e seco: levante a pele em uma das extremidades e retire-a com puxadas firmes. Depois do cozimento, a pele também sai com facilidade. O melhor momento para retirar as espinhas é quando se desfia o bacalhau ainda salgado e seco ou depois do cozimento;
    3. O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo indiquem. A fervura prejudica o paladar e resseca o peixe. Deve ser sempre preparado em água a ferver, ou seja, em fogo brando, sem borbulhar; você pode reservar o caldo do bacalhau ( a água do cozimento ) para cozinhar as batatas ou o arroz.
    4. Em receitas de bacalhau ao forno ou bacalhau na brasa, faça um pré-cozimento no bacalhau, colocando-o em um tabuleiro imerso em água em fogo brando, sem ferver, durante 10 minutos;
    5. Se quiser apurar o paladar do bacalhau, de acordo com a receita, deixe-o temperado com azeite e ervas ( p.ex. coentro ou salsa ) ou submerso no leite durante pelo menos 2 horas antes do preparo;
    6. A qualidade da refeição com bacalhau também depende da qualidade dos complementos: o azeite de oliva deve ser extra-virgem, de preferência português; as batatas, do tipo HBT; as azeitonas pretas, portuguesas, e as verdes, portuguesas, argentinas ou espanholas.

  • Quem congela o bacalhau sempre tem - Quem gosta de bacalhau quer ter sempre essa alternativa culinária à mão.De repente, dá aquela vontade de comer algo diferente, ou chega uma visita inesperada, e é só abrir o congelador: lá está ele para salvar sua refeição.
    Para isso, você precisa comprar uma quantidade maior e dessalgar tudo de uma só vez. Uma parte você destina ao preparo do prato que será consumido logo. A outra porção, você congela. Prático, não acha ? Para congelar, depois de dessalgar, enxugue o bacalhau em um pano limpo, apertando-o levemente para secar um pouco. Pincele com um bom azeite português toda a superfície, para impedir o ressecamento provocado pelo gelo. Guarde no freezer em um vasilhame bem fechado.
    Algumas pessoas congelam o bacalhau dentro de um vasilhame com água, para garantir que ele não irá ressecar.
    Para descongelar, o ideal é retirar do freezer para a geladeira, e esperar pacientemente. Mas não há inconveniente em descongelar o bacalhau na temperatura ambiente.
  • Para tirar o sal do bacalhau rapidamente - Para quem não dispõe do tempo necessário para o dessalgue tradicional, aí vão as dicas:
    1. Corte o bacalhau em bocados e coloque dentro de um vasilhame sob um fio de água permanente; o dessalgue será bem mais rápido que o tradicional - dependendo do tamanho do lombo, pode-se dessalgar o bacalhau em até 12 horas adotando este método;
    2. Esta é da "Sebastiana Quebra-Galho": para dessalgar o bacalhau que não esteve de molho, faça o seguinte: leve-o ao fogo para aferventar com bastante água, juntando a ele, quando começar a ferver, um punhado de sal ( 2, 3, 4 colheres de sopa ), de acordo com a quantidade de bacalhau; logo que ferver escorra, escalde em água fria (agora sem sal) e torne a levar ao fogo com bastante água fria, agora sem sal, para dar nova fervura. Escorra e verifique o sal do bacalhau; se necessário, dê mais fervuras, sempre em água pura, sem sal. Nota: todas as vezes que o bacalhau for ao fogo é para dar apenas uma fervura e não para cozinhar.
    3.Se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, cubra-o com leite fervente e deixe-o por 30 minutos, se necessário, repita a operação.

Marcadores:

 
posted by Su
Permalink ¤