sábado, 7 de abril de 2007,20:39
Panquecas
Quando eu era pequena eu adorava quando minha mãe fazia panquecas. Geralmente era num domingo, ela chamava a gente pra tomar café da manhã e então, quando eu olhava pra mesa tinha lá um monte de rodelinhas amareladas, douradinhas, e um pote de mel do lado: as panquecas! Não precisa nem dizer que nesses domingos eu só comia panquecas de café da manhã.

Mas depois de um tempo minha mãe começou a ficar relutante em fazer as panquecas pra mim, pq geralmente só eu queria e acabava sobrando um monte. Sem contar q sujava muita vasilha, hehehehe. Então, eu pedi pra ela me dar a receita, pq eu estava decidida a fazer pra mim. Mas no livro, a receita dava uma quantidade alta de panquecas pra uma menina de 12 anos, mesmo essa menina sendo eu. Então eu fiz as contas e dividi a receita por 3, e descobri a quantidade pessoal de massa de panquecas.

Dá pra fazer muitos tipos de panquecas com essa massa, independente do recheio ser doce ou salgado, ou até mesmo de ter algum recheio. Na minha infância, eu comia a massa assada com mel ou geléia. Hoje em dia eu já coloco uns recheios mais elaborados. Minha avó sempre fazia pro almoço as de carne moída.

Vou dar a receita da massa básica para uma pessoa e umas dicas de recheios, além de como eu faço para assar e rechear as panquecas. Vamos lá:

Panquecas

Ingredientes:
1 ovo
3/4 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Essa receita rende por volta de 6 panquecas de tamanho médio.

Para assar as panquecas, espalhe um pouco da massa sobre uma frigideira de teflon untada com um pouquinho de manteiga, até ela ficar fina (mas não transparente). Caso queira rechear, não vire a panqueca, apenas coloque o recheio no meio e depois dobre a panqueca sobre ele 2 vezes. Assim o recheio fica grudadinho dentro da panqueca e não cai na hora de servir.

Sugestões de recheios salgados:
- Carne moída refogada, com pouco de cheiro verde;
- Corn&Bacon (frite o bacon, depois acrescente milho verde e cebola);
- "Parisiense" (presunto, milho verde, cebola bem picadinha, ervilha e molho branco).
Coloque um pouco de molho ao fundo da travessa, vá colocando as panquecas por cima e, a cada camada completa, coloque mais molho por cima. O queijo é opcional (mas bem-vindo).

Sugestões de recheios doces:
- Banana com açúcar e canela;
- Banana com queijo, açúcar e canela;
- Brigadeiro.
Para as doces sugiro que sejam assadas na hora de servir e que sejam acompanhadas de sorvete de creme.

Nota: Uma das coisas que me deixou muito feliz foi quando eu fiz as panquecas de carne moída sozinha pela primeira vez. Minha avó, que sempre fazia essa receita pro almoço, havia falecido e meu pai disse que as que eu fiz tinham ficado iguais às dela.

Ah, é! Feliz Páscoaaaa!!!

Marcadores: , ,

 
posted by Angélica
Permalink ¤